Você está aqui: Página Inicial / O Centro

Apresentação

O Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi criado em agosto de 2014, sendo a terceira unidade acadêmica do Campus Sorocaba. Neste campus, além CCGT, há o Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), criado em 2010, e o Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB), criado em 2013.

O CCGT é composto por quatro departamentos: Administração; Computação; Economia; e Engenharia de Produção. Juntos, estes departamentos já oferecem quatro cursos de graduação (Administração; Ciência da Computação; Ciências Econômicas; e Engenharia da Produção); três cursos de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado (Ciência da Computação; Economia; e Engenharia de Produção); e quatro cursos de pós-graduação lato sensu (os programas de MBA em Economia e Negócios; Finanças; Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica; e Gestão de TI e Computação em Nuvem). No total, o CCGT já possui mais de 1.200 alunos matriculados na graduação, cerca de 120 alunos matriculados nos programas de mestrado e mais de 200 alunos cursando os programas de MBA.

Diferentemente da maioria dos centros que se organizam por área do conhecimento, o CCGT possui departamentos e cursos de áreas diferentes, mas que trabalham com as mesmas questões. De forma geral, os departamentos componentes do CCGT atuam desenvolvendo sistemas de gestão, análises econômicas e tecnologias que dão suporte às ações de empresas privadas e órgãos públicos.

Dada sua forma de organização, o CCGT tem condições de articular ações conjuntas entre os vários departamentos, atingindo resultados muito maiores do que os provenientes de ações individuais e isoladas.

Se analisarmos as necessidades que os empresários defrontam para planejar e executar seus negócios, ou as necessidades dos órgãos públicos para delinear e implementar suas políticas, notamos que essas não se restringem a uma única área do conhecimento. São necessárias avaliações econômicas para se projetar cenários e para se conhecer os impactos de diferentes estratégias. São necessárias ferramentas gerenciais, tanto para a seleção de estratégias quanto para a execução das mesmas. E são necessárias tecnologias de produção e de informação para que as decisões possam ser executadas de forma mais eficiente. Todos esses instrumentos, que se relacionam e se afetam mutuamente, estão presentes no CCGT.